Thursday 29 November 2007

O Racismo No Brasil Existe E Muito Forte.

Infelismente a afirmação que se lê no título é verdadeira. existe racismo e muito forte no Brasil. Mesmo sendo um país multi racial o preconceito neste aspecto impera ainda. Alguns afirmam que o precoceito que existe no Brasil é sim de carater social e não racial, sendo que um homem negro rico seria muito mais respeitado que um homem branco pobre. " As pessoas olham o que você tem e o que você veste" afirmou uma certa pessoa em uma pesquisa de rua sobre o preconceito social. Agora vejam o que uma outra pessoa escreveu em uma outra pesquisa:

"Muitos como o dono do texto, dizem que temos complexo de perseguição… imaginemos que você seja negro, e que entre em um desses cursinhos preparatórios, depois de trabalhar o dia inteiro, para pagar é claro o tal cursinho. Vai ao banheiro e se depara com a seguinte mensagem: “SAI FORA PRETO AQUI NÃO É SEU LUGAR” o que você faria? Imagine-se caminhando em um bairro nobre, vestido “arrumadinho” indo para o trabalho, alguém o vê se aproximar e percebendo sua negritude, atravessa para o outro lado da calçada segurando sua bolsa desesperadamente, o que você faria? Imagine-se agora em uma balada na vila olimpia, arrumadinho novamente, alguém lhe entrega as chaves do carro e lhe pede para que guarde no estacionamento, o que você faria?"
Fonte

Mas mais interessante ainda foi o que uma outra pessoa afirmou:

"Então, vamos todos nos educar para a verdadeira perfeição, alcançando as virtudes da tolerância e da aceitação mútua. Aí, sim, as paradas, os dias internacionais e as comemorações de consciência e de orgulho serão desnecessários. Porque todos nós seremos verdadeiramente iguais, tal como quando nascemos."

O Racismo vale dos dois lados, tanto de brancos para negros como de negros para brancos ou paulistas contra nordestinos, servios contra croatas. Quando será que todos os homens chegarão a conclusão de que todos são iguais?

No comments: